Curso%20de%20exerci%cc%81cio%20e%20ca%cc%82ncer%201
16 vídeos
14 textos

Descrição do curso

Câncer é o considerado um grave problema de saúde pública e que deverá se agravar em consequência da crescente exposição da população a fatores de risco e do aumento na expectativa de vida.

O tratamento do câncer tem evoluído muito nas últimas décadas, com taxas de cura cada vez maiores. Cada vez mais temos sobreviventes de câncer. Mas o tratamento tem muitos efeitos colaterais, como a redução da capacidade respiratória, cardiopatias, anemia, fadiga extrema, neuropatias, imunossupressão, perdas funcionais, entre outros, que levam a piora da qualidade de vida e redução da expectativa de vida do paciente.

Atualmente, inúmeros estudos publicados em renomadas revistas científicas apontam a eficácia de um programa de exercícios físicos na redução destes efeitos colaterais. Exercícios aeróbicos, musculação, alongamentos, além de diversas outras modalidades esportivas podem e devem ser prescritos para o paciente com câncer durante e após o tratamento com o objetivo de melhorar sua qualidade de vida e aumento de sobrevida. Em países da Europa e os EUA, a atividade física já faz parte como tratamento adjuvante e são vários os serviços de saúde que a oferecem ao paciente.

Categoria: Saúde


Informações gerais

Objetivo

O curso de Exercício e Câncer abordará de forma teórico/prática aspectos do tratamento, seus efeitos colaterais e das capacidades físicas do paciente, além de princípios do treinamento físico, suas variáveis e implicações de sua prática na patologia. Também serão apresentadas ferramentas de controle, avaliação, evolução e de adaptação dos exercícios para esta população.

Ao final do curso, o profissional será capaz de avaliar o estado físico e clínico do paciente e adotar a conduta mais apropriada na prescrição de exercícios. Garantindo assim, a viabilidade, eficácia e segurança deste programa de treinamento.

Esta é uma oportunidade única de aprimoramento profissional.

Público-alvo

O curso “Exercício e Câncer” têm por objetivo integrar conceitos das áreas de oncologia e exercício físico. Seu conteúdo é único e exclusivo, sendo o primeiro do gênero no Brasil. Destinado aos profissionais da área da saúde que pretendem trabalhar ou que já trabalham com pacientes oncológicos, durante e após o tratamento e que desejam empregar o exercício como ferramenta de intervenção não farmacológica no manejo do câncer e de seus sintomas.

Metodologia

O curso é 100% on line. Consiste de video aula e apostilas eletrônicas.
As aulas ficam disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana. Não é um curso presencial, nem tem aulas com horários pré estabelecidos. Você pode assistir no seu tempo e no seu ritmo. E pode parar, voltar e rever quantas vezes quiser. 
Após a matrícula você tem 100 dias corridos para assistir ao curso todo!

O que você vai aprender

Professores


Prof. Me. Rodrigo Branco de Araújo Silveira Ferraz.

Mestre em Ciências na área de Biodinâmica do Movimento Humano pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP), especialização em Bases Fisiológicas e Metodológicas do Treinamento Desportivo pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM) e Bacharel em Educação Física (EEFE-USP).  Pesquisador na área de efeitos terapêuticos do exercício em doenças crônico degenerativas. Possui artigos internacionais publicados em revistas de grande impacto mundial, além de capítulos em livros relacionados a oncologia. Já participou de inúmeros congressos nacionais e internacionais na qualidade de palestrante. De maneira inovadora, desde 2008, atua na prescrição de exercícios para pacientes com diversos tipos de câncer durante e após o tratamento. Fundador do Oncofitness – atividade física para pacientes oncológicos (www.oncofitness.com). CREF: 3921-G/SP.

http://lattes.cnpq.br/2060892713151690